Fechar
GP1

Teresina - Piauí

GRECO apreendeu 1 tonelada de cocaína e R$ 1 milhão no Piauí em quatro anos

Os dados foram extraídos do relatório de produção de 2019 a 2022, ao qual o GP1 obteve acesso.

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) apreendeu mais de 1 tonelada de entorpecentes e retirou de circulação R$ 1.258, 437,00 (um milhão, duzentos e cinquenta e oito mil e quatrocentos e trinta e sete reais) durante ações contra organizações criminosas que atuam no estado do Piauí. Os dados foram extraídos do relatório de produção do GRECO, de 2019 a 2022, ao qual o GP1 obteve acesso nesta segunda-feira (26).

Em entrevista ao GP1, o coordenador do GRECO, delegado Tales Gomes, afirmou que as ações capitaneadas pela delegacia ocorreram em função de investigações que contribuíram, sobretudo, para combater o avanço de crimes contra o patrimônio no Estado, nesses quatro anos em que esteve à frente do Grupo de Repressão ao Crime Organizado.

Foto: Hélio Alef/GP1Delegado Tales Gomes
Delegado Tales Gomes

“Nós completamos agora, no mês de dezembro, 4 anos à frente do GRECO, uma unidade com abrangência em todo o estado do Piauí com a finalidade principal de atender crimes patrimoniais de grandes valores, principalmente, estouro a caixas eletrônicos e roubo a banco na modalidade ‘cangaço’. Ao longo desses quatro anos, tivemos muitas ocorrências concentradas em 2019 e 2020, sendo que os últimos dois roubos a bancos que tivemos no Piauí foram na cidade de Castelo do Piauí, dia 1º de setembro de 2021, e agora, no dia 30 de agosto de 2022, em Valença do Piauí. Nesse período, conseguimos prender as principais lideranças que arregimentavam pessoas de fora do estado para fazer esses roubos a bancos no Piauí, tais como Marcelo Negão, o Javeleta, o Gildo Inácio da Silva, que foi preso por nós da Paraíba, considerado o chefe do grupo que assaltou o Banco do Brasil de Miguel Alves, onde tivemos a quadrilha presa e condenada. Nós apreendemos ainda, pela primeira vez, uma arma calibre .50 que perfura carro-forte e derruba aeronaves”, explicou Tales Gomes.

O coordenador do GRECO pontuou também a apreensão de cocaína ocorrida no ano de 2019, que tirou de circulação uma tonelada do entorpecente em uma única ação de repressão ao tráfico de drogas. Segundo Tales Gomes, embora tenha uma delegacia especializada no combate a esse tipo de crime, os levantamentos do GRECO não cessam com a descoberta de crimes em andamento, como foi o caso em destaque.

“Apesar de termos uma delegacia especializada no tráfico de drogas, quando tínhamos a informação fazíamos a investigação e isso nos permitiu fazer a maior apreensão de cocaína dos últimos anos das Forças de Segurança do Estado do Piauí, foram mil tabletes de cocaína apreendidas, além de duas aeronaves”, acrescentou o delegado.

Foto: Divulgação/SSP-PIUm helicóptero e uma avião de pequeno porte também foram apreendidos
Um helicóptero e uma avião de pequeno porte também foram apreendidos

Inquéritos instaurados

Desde o ano de 2019, foram instaurados 273 inquéritos policiais, que resultaram em 410 prisões (211 por mandado de prisão, outras 199 em flagrante delito).

“Nós fizemos operações e atuamos no combate ao comércio ilegal de arma de fogo e prendemos algumas lideranças de facções criminosos, como foi o caso da Operação Soldado do Morro, na Pedra Mole, foram 7 prisões e 6 armas de fogo apreendidas. Dessas prisões, nós conseguimos identificar três execuções praticadas por esse grupo criminoso, inclusive contra um pastor evangélico. No que compete a fraude documental, nós trabalhamos integrado com várias unidades policiais, com o apoio do delegado geral, Luccy Keiko, e fechamos o ano fazendo a Operação Faker, junto com a DECCOR”, pontuou Tales Gomes.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Tales Gomes, coordenador do GRECO
Delegado Tales Gomes, coordenador do GRECO

Tales Gomes deixa a coordenação do GRECO e assume, em janeiro de 2023, a Gerência de Polícia Especializada (GPE) da Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí, que era gerida pelo delegado Matheus Zanatta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.