Fechar
GP1

Saúde

Brasil mantém emergência por microcefalia independente da OMS

Entre outubro e novembro, foram notificados cerca de 82 casos suspeitos de microcefalia por semana.

O Brasil vai manter, para microcefalia, a situação de emergência sanitária de importância nacional, mesmo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado na sexta-feira (18), o fim da emergência global por conta do vírus da zika. O ministro da Saúde, Ricardo Barros disse que "as consequências da microcefalia são muito graves, o Brasil está acumulando conhecimento sobre o assunto, precisamos manter a vigilância", relatou. 

Segundo O Estado, a decisão do governo é manter essa condição até o fim deste verão, período que se encerra o ciclo de maior risco de transmissão de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti - zika, chikungunya e dengue. Além disso, a estratégia de autoridades sanitárias brasileiras é aguardar o comportamento da zika em 2017.

  • Foto: UolCriança com microcefaliaCriança com microcefalia

A expectativa era a de que o segundo ciclo de nascimento de bebês com a má-formação, relacionada à transmissão do zika da mãe para o feto durante a gestação, aumentasse a ocorrência de forma mais expressiva entre julho e novembro deste ano. Entre outubro e novembro, foram notificados cerca de 82 casos suspeitos de microcefalia por semana.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.