Fechar
GP1

Tefé - Amazonas

Mais de cem botos morrem no período de uma semana no Amazonas

O ICMBio enviou equipes de veterinários até o local para ajudar no resgate dos animais encalhados.

Diante de um cenário de agravamento da seca em diferentes pontos do bioma amazônico, foi constatada a morte de 110 botos em menos de uma semana, entre a sexta-feira (23) e esse sábado (30), no lago Tefé, no estado do Amazonas.

A contagem inclui botos-cor-de-rosa e botos tucuxis, espécies de golfinhos de água doce. Entre os animais mortos, há machos, fêmeas, filhotes, jovens e adultos. O balanço foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que ainda está no local reunindo carcaças dos animais e, portanto, a mortandade pode ser ainda maior.

Foto: Reprodução/Redes SociaisMais de cem botos são encontrados mortos em menos de uma semana, no estado do Amazonas
Mais de cem botos são encontrados mortos em menos de uma semana, no estado do Amazonas

Em nota, o instituto disse se tratar de um “evento incomum de mortandade de golfinhos de rios amazônicos” e informou que é cedo para afirmar os motivos, mas que, de acordo com os especialistas, “certamente está associado ao período de estiagem e à alta da temperatura da água do Lago Tefé, que em alguns pontos está ultrapassando a marca de 39ºC.

Além dos botos, uma quantidade enorme de peixes, mas ainda não confirmada, também está morrendo.

ICMBio envia equipes para resgate e investigação

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) enviou equipes de veterinários e de servidores do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) até o local para ajudar no resgate dos animais encalhados e apurar as mortes dos botos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.