A Coluna obteve acesso as identificações das 10 mulheres presas na Operação DRACO 210: Faixa Rosa, deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas ( DRACO ), que mirou vários Alves, dentre elas, influencers, como Ana Azevedo , apontada como integrantes da organização criminosa Bonde dos 40.
Confira a relação completa
1. Ivana Azevedo Alves (Coreana)
2. Alzicar da Silva Magalhães (“Morceguinho”)
3. Naiane Beatriz Magalhães Azevedo (“Barbie”)
4. Ana Paula Pereira de Oliveira (“Morena da SDT / Rainha do Sul”)
5. Maria Ester dos Santos Batista (“Pretinha”)
6. Dainara Beatriz dos Santos Bezerra (“Bonequinha”)
7. Layla Moura dos Santos Feitosa (“Palhacinha”)
8. Lanna Geisielly Lima
9. Pamela Raynna Barros Oliveira (“Bruxinha”)
10. Samela Raila
11. Daiana de Jesus Chaves
Conforme a investigação do DRACO, as prisões ocorreram em função da apreensão de um aparelho celular vinculado a A. da S. M., tia de um dos líderes da organização e integrante ativa do núcleo feminino. A análise pericial do dispositivo revelou elementos contundentes que evidenciam uma estrutura hierarquizada dentro da organização, incluindo um grupo de WhatsApp intitulado "A luta não para", no qual foram identificados, cadastros, mensagens, estatutos e ordens internas relacionadas à atuação das investigadas, que acabaram sendo presas na última quarta-feira (30).
Elas, segundo a investigação apontou, desempenhavam funções diversas e relevantes na engrenagem da organização criminosa, tais como: disseminação de ordens hierárquicas, aplicação de disciplina interna, recrutamento, arrecadação de valores ilícitos e organização logística de atividades delitivas, especialmente no tráfico de entorpecentes e no suporte a ações violentas. A análise do conteúdo extraído também confirmou o uso de linguagem codificada, símbolos da organização e a existência de um estatuto interno com normas e sanções disciplinares, caracterizando o modus operandi típico de organizações estruturadas, nos termos da Lei nº 12.850/2013.
Momento da prisão da influencer Ana Azevedo
Justiça manteve prisões temporárias
A Justiça manteve a prisão temporária da influencer Ana Azevedo e mais nove mulheres presas durante a Operação DRACO 210, deflagrada na última quarta-feira (30) na Região Metropolitana de Teresina.
A decisão foi assinada pelo juiz Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, durante audiência de custódia.
Na decisão, o magistrado pontuou que no que tange ao cumprimento da prisão temporária determinada em face das acusadas, considerando a análise documental, a custódia cautelar decretada deverá ser mantida, “uma vez que a prisão foi regular, notadamente porque a pessoa apresentada corresponde à pessoa constante no mandado de prisão inserido no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões – BNMP, não havendo outros aspectos a serem analisados”, diz trecho da decisão.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1