Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Cooperativa trabalha com tijolo ecológica para ressocializar ex dependentes


Imagem: Celsoliveira GP1Tibério Moreira e jovens instrutores formados no curso para produzir tijolo ecológico(Imagem:Celsoliveira GP1)Tibério Moreira e jovens instrutores formados no curso para produzir tijolo ecológico
A Cooafrut-Cooperativa Agrofamiliar Frutos da Terra, localizada em Piripiri-Pi, capacitou e formou ex dependentes em produtores de tijolo ecológico.
Em parceria com a Fundação Monte Tabor, que trabalha na recuperação de dependentes químicos na região de Piripiri, com verbas da Obra Kolping, presidida por Raimundo João, e Caixa Econômica Federal, a cooperativa esta formando jovens agricultores e também pessoas em fase de tratamento na fundação em produtores de tijolo ecológico.
Imagem: Celsoliveira GP1Instrutor recém formado mostra o tijolo que acabou de sair da máquina(Imagem:Celsoliveira GP1)Instrutor recém formado mostra o tijolo que acabou de sair da máquina
O participantes do projeto foram cadastrados em um curso onde receberam aulas teóricas e práticas de fabricação e montagem dos tijolos na construção de casas, noções de instalações elétrica, hidráulica e estrutural, sendo que receberão ao final o certificado de nível técnico.
A cooperativa e o STTRs entram com a parte prática, a Obra Kolping e a Caixa Econômica com a verba para o material e a máquina de fabricar tijolo ecológico com capacidade para até 4 mil tijolos/dia.
Imagem: Celsoliveira GP1Máquina moderna cedida pela Obra Kolpig com capacidade para produzir 4 mil tijolos(Imagem:Celsoliveira GP1)Máquina moderna cedida pela Obra Kolpig com capacidade para produzir 4 mil tijolos
O tijolo ecológico produzido pelos alunos, não passa pelo processo de queima, apenas argila, cal e cimento são prensados e formam o tijolo.
Os internos Monte Tabor e os jovens agricultores recebem aulas de certificados totalmente gratuito.
Imagem: Celsoliveira GP1Tibério mostra os tijolos prontos sem necessidade de queima(Imagem:Celsoliveira GP1)Tibério mostra os tijolos prontos sem necessidade de queima
Conforme Tibério Moreira, presidente da cooperativa, a produção de tijolos que esta sendo desenvolvida nesta primeira etapa será utilizada na construção da sede da cooperativa. "Posteriormente estes jovens irão capacitar outros e poderão esta produzindo em grande quantidade para atender aos programas habitacionais do governo federal". Disse Tibério.
Segundo Tibério, até mesmo a iniciativa privada estará podendo fazer uso deste tijolo pelo seu alto grau de acabamento.
Imagem: Celsoliveira GP1Tijolos recém produzidos em processo de maturação para montagem(Imagem:Celsoliveira GP1)Tijolos recém produzidos em processo de maturação para montagem
"Nossas parceria crescem a cada dia,começamos com o sindicato, já temos a Obra Kolping, a Caixa a SASC, a SETAS e vamos aumentar para tender muito mais". Concluiu Tibério Moreira.
A obra construída com o toijolo ecológico não necessita de reboco devido ao acabamento perfeito da superfície e seus formato requer pouca massa para o assentamento devido a encaixes perfeitos, além de proporcionar a passagem das tubulações de água e luz. 
 

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.