Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Professores de Fronteiras e São Julião se reúnem em busca dos precatórios do FUNDEF

Os professores buscam garantir o cumprimento na sentença geral de R$ 95 bilhões de percas de 97 a 2006.

Aconteceram no dia 07 de agosto as conferências “Precatórios do FUNDEF tem dono”, que trata dos precatórios do antigo Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Fundamental extinto em 2007 com a criação do FUNDEB, o antigo fundo patrocinou a educação nacional de 1997 até 2006.

Foto: Josesandra/repórter localProfessor Celso Oliveira e colegas beneficiários dos precatórios
Professor Celso Oliveira e colegas beneficiários dos precatórios

Os eventos aconteceram pela manhã com os professores de Fronteiras-PI e na parte da tarde com os profissionais de São Julião. Em Fronteiras no o encontro aconteceu no auditório do Centro Pastoral e reunindo vários professores, ex-professores e herdeiros de professores que trabalharam nos anos de 1997 a 2006, período em que estão compreendidas as perdas salariais questionadas e vencidas em ação judicial do MPF de São Paulo, com trânsito em julgado em 2015 e em São Julião o evento foi na Escola Aprigio Pereira Bezerra.  

Foto: Arquivo pessoal Celso Oliveira/JailsonLimaProfessor da rede municipal de São Juliao-PI fortalecendo o movimento em campanha
Professor da rede municipal de São Juliao-PI fortalecendo o movimento em campanha

A partir de 2016 os municípios de Fronteiras e São Julião passaram a buscar a parte das perdas que têm direito e consequentemente os professores por determinação das leis 14.057, Emenda constitucional 114 e lei federal regulamentar 14.325/22 que garantem aos professores do período 60% de todo valor que será pago pela União ao município. 

As conferências foram realizadas pelo professor e advogado Celso Oliveira, estudioso no tema. O especialista apresentou a situação atual dos processos de cada município, valores questionados, uma soma de mais de 37 milhões dos precatórios do Fundef e atual status da fase processual. Também foram apresentas as novas leis e feito uma análise criteriosa da aplicabilidade no caso. O advogado esclareceu os riscos e garantias que têm os beneficiários e orientou o que devem fazer na circunstância atual.

O advogado Cícero Paulo Galvão, da equipe do projeto de Celso Oliveira, fez questão de deixar claro aos beneficiários que a implantação das leis de garantia dos 60% aos professores nada tem com debate político, nem local no município e nem de nível estadual.

Estiveram presentes além dos advogados Dr. Celso Oliveira e Dr. Cícero Paulo, vários professores, ex-professores e herdeiros. Também estiveram representantes sindical e dos poderes públicos.

Foto: Arquivo pessoal Celso Oliveira/JailsonLimaProfessor e advogado especialista Celso Oliveira
Professor e advogado especialista Celso Oliveira

“A luta agora é correr para orientar aos beneficiários sobre a nova fase processual regida pelas novas leis, pois os professores precisam entender que agora são donos de mais da metade do objeto em discussão no processo", disse o advogado Celso Oliveira.

Em Fronteiras o poder legislativo estava representado nas pessoas dos vereadores Zé Odon e Almir, que participaram da conferência, já em São Julião esteve presente o vereador Tico da Pipa.

Foto: Josesandra/repórter localProfessores da comissão independente dos precatórios
Professores da comissão independente dos precatórios

Na cidade de São Julião estavam presentes além dos advogados Dr. Celso Oliveira e Dr. Cícero Paulo, a presença especial do advogado Dr. Jamuel, vários professores, ex-professores e herdeiros. Também contou com a presença especial da vereadora Jardania do vizinho município de Campo Grande.

Foto: Arquivo pessoal Celso Oliveira/JailsonLimaProfessor Celso Oliveira e colegas da comissão independente dos precatórios
Professor Celso Oliveira e colegas da comissão independente dos precatórios

A organização foi dos próprios beneficiários coordenado pela professora Solange e colegas, em Fronteiras, dentre estas a professora Oleânia Paiva, rica em conhecimento do tema e na vizinha cidade de São Julião a organização ficou por conta das professoras Oleânia Paiva, professora Quinô e colegas, que também lutam pelos direitos aos valores.

O valor de precatório do FUNDEF dos municípios está garantido na sentença judicial da ACP ganha pelo Ministério Público Federal de SP com trânsito em julgado em 2015. O processo judicial busca garantir o cumprimento na sentença geral de mais de 95 bilhões de percas de 97 a 2006 para os municípios da região norte e nordeste.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.