Os Profissionais de Educação Física têm uma missão das mais nobres: cuidar da saúde física e mental das pessoas. Muito além de orientar treinos, montar séries ou corrigir posturas, esses profissionais atuam diretamente na promoção da qualidade de vida, na prevenção de doenças e até no tratamento de diversas condições físicas e emocionais.
Através de seu trabalho, é possível combater o sedentarismo — um dos maiores vilões da saúde moderna — e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, osteoporose e até certos tipos de câncer. Além disso, os benefícios mentais da prática regular de atividade física são amplamente comprovados pela ciência: melhora do humor, controle da ansiedade, aumento da autoestima e prevenção da depressão.
O Profissional de Educação Física é, portanto, um verdadeiro agente de saúde pública. Sua atuação vai muito além das academias: ele está presente em escolas, praças, clínicas, empresas e programas sociais, transformando vidas por meio do movimento.
Cuidar das pessoas é uma arte, e o movimento é a ferramenta. É por isso que o trabalho desses profissionais deve ser reconhecido e valorizado — pois, através deles, uma sociedade inteira pode se tornar mais saudável, equilibrada e feliz.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1