Quando falamos em tratamento do diabetes, muita gente pensa apenas em medicação e dieta. Mas existe um componente tão importante quanto esses dois — e que muitas vezes é negligenciado: a musculação. Para quem tem diabetes, treinar força não é um detalhe do estilo de vida; é parte fundamental do controle da doença.
O músculo funciona como um verdadeiro “reservatório de glicose”. Quanto mais massa muscular a pessoa tem — e quanto mais esse músculo é ativado durante o treino — maior é a capacidade do corpo de retirar açúcar do sangue e utilizá-lo como energia. Isso melhora a sensibilidade à insulina e ajuda a manter a glicemia sob controle, reduzindo picos e variações perigosas.
Além disso, a musculação combate a perda de massa muscular que acontece naturalmente com o passar da idade. Em pessoas com diabetes, essa perda tende a ser ainda mais acelerada, aumentando o risco de fraqueza, quedas, dores, limitação funcional e dependência precoce. Fortalecer os músculos é proteger o corpo, o metabolismo e a autonomia.
Treinar força também contribui para reduzir gordura corporal, melhorar a circulação, proteger as articulações, controlar a pressão arterial e diminuir o risco de complicações cardiovasculares — que são uma das maiores causas de adoecimento em pessoas com diabetes.
E assim, mesmo que a pessoa não goste de academia, o treino de força deve ser encarado como um cuidado com a vida, com o futuro e com a própria saúde.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1