Quantas vezes você já comeu algo sem estar com fome, apenas para não desperdiçar? Ou aceitou alimentos ultraprocessados, cheios de açúcar, gordura e sódio, mesmo sabendo que não fazem bem, só para “não fazer desfeita”? É hora de refletir: seu corpo não é uma lata de lixo.

Muitas pessoas têm o hábito de tratar o próprio organismo como um depósito para alimentos de baixa qualidade. Mas, ao contrário do lixo, que pode ser recolhido e levado embora, tudo o que você coloca dentro do seu corpo será processado pelas suas células, afetando diretamente sua saúde, seu peso, sua energia e até sua longevidade.

Foto: Demóstenes Ribeiro
Demóstenes Ribeiro

Quando você se alimenta de forma desregrada, está sobrecarregando seu fígado, pâncreas, intestinos, coração e todos os sistemas do corpo. Em pouco tempo, esse “descarte” se transforma em problemas como obesidade, colesterol alto, diabetes, hipertensão e uma série de doenças crônicas.

Por outro lado, quando você escolhe alimentos naturais, nutritivos e coloridos, está dando ao seu organismo o combustível de que ele realmente precisa para funcionar bem. Você sente mais disposição, dorme melhor, fortalece sua imunidade e preserva sua saúde para o futuro.

Pare de usar o prato como um cesto de lixo para “não desperdiçar comida”. O verdadeiro desperdício é comprometer sua saúde por não se permitir fazer escolhas conscientes. Honre o corpo que você tem: ele é seu bem mais precioso.

Respeite seu corpo. Alimente-se de forma inteligente. Viva com mais saúde.

Sem anúncio no momento

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1