No dia 1º de setembro celebramos uma das profissões mais nobres e essenciais para a saúde pública: a do Profissional de Educação Física. Mais do que ensinar exercícios, esse profissional tem a missão de transformar vidas, promovendo saúde física, mental e social. Ele atua como um verdadeiro agente de mudança, combatendo o sedentarismo, prevenindo doenças crônicas e ajudando pessoas de todas as idades a conquistarem autonomia, bem-estar e qualidade de vida.
Num mundo em que o sedentarismo já é considerado um dos maiores problemas de saúde pública, o Profissional de Educação Física é peça-chave na construção de uma sociedade mais saudável e ativa. Seu trabalho vai muito além das academias; ele está presente nas escolas, nas praças públicas, nas empresas, nos clubes, nos programas de reabilitação e na vida de milhões de pessoas que buscam saúde, performance e longevidade.
Além de promover o condicionamento físico, ele cuida da saúde mental, pois é comprovado que a prática regular de atividade física reduz sintomas de ansiedade e depressão, melhora a autoestima e fortalece a mente. Esse profissional não apenas ensina movimentos, mas inspira hábitos, disciplina e determinação.
Neste 1º de setembro, celebramos esses verdadeiros educadores da saúde, que com conhecimento científico, dedicação e amor pelo que fazem, contribuem diariamente para uma sociedade mais forte, ativa e feliz.
Parabéns a todos os Profissionais de Educação Física, que fazem da sua vocação um ato de cuidado e transformação!
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1