Um navio está prestes a atracar no Porto de Luís Correia conforme declarou à TV GP1 , Raimundo Dias Júnior, Diretor-Presidente da Companhia Porto do Piauí. Segundo ele, depois da inauguração do Cais, em maio passado, a edificação do Porto está em fase final com a construção da infraestrutura de atracação, e processo de homologação junto à Marinha.
“E a nossa expectativa, como já foi anunciado pelo nosso governador Rafael Fonteles , é de que ainda neste segundo semestre comecem as operações com embarcações atracando no porto, carregadas de fertilizante marinho que ainda têm como destino o Porto de Tutoia no Maranhão”, afirmou.
Enquanto isso, as ondas do mar continuam batendo no porto de Amarração.
Projeções eleitorais para a Câmara dos Deputados no Piauí
Calculistas eleitorais já fazem projeções sobre a representação do Piauí na Câmara dos Deputados com base em oito vagas: três cadeiras para o PT, três para o PSD, uma para o PP e duas para o Republicanos, sendo uma na “sobra”.
Os nomes apontados são: Francisco Costa, Zé Santana e Flávio Nogueira (PT); Georgiano Neto, Castro Neto e Marco Aurélio Sampaio (PSD); Júlio Arcoverde (PP); o Republicanos garante a reeleição de Jadyel Alencar e uma vaga na “sobra”.
Nenhuma mulher é cotada para representar o Piauí na Câmara dos Deputados. São projeções, especulações, nada definido; um indicativo de como devem se portar os que constam na lista e os que estão de fora. Até outubro do próximo ano haverá intensa movimentação do eleitorado e dos candidatos e candidatas.
Representação feminina na Câmara de Vereadores de Teresina
Na Câmara de Vereadores de Teresina são 29 cadeiras. Só cinco mulheres foram eleitas e duas assumiram na condição de suplentes. Eleitas em 2024: Ana Fideles (Republicanos), Elzuila Calixto (PT), Fernanda Gomes (solidariedade), Lucy Soares (MDB) e Tatiana Brasil (PSB); afastada do mandato por determinação da Justiça Eleitoral. Teresinha Medeiros (MDB) e Samantha Cavalca (PP) são suplentes no exercício do mandato. Teresinha Medeiros na vaga de Zé Neto (MDB), licenciado para ser Secretario de Municipal de Esportes e Lazer e Samantha na vaga de Ismael Silva (PP) que está no cargo de Secretário Municipal de Educação.
Fazendo os cálculos, a proporção é de praticamente seis vereadores para uma vereadora; algo em torno de 17 por cento de vereadoras.
Participação feminina na Assembleia Legislativa do Piauí
Em 2022, foram eleitas quatro deputadas estaduais para a Assembleia Legislativa do Piauí : Ana Paula (MDB), Bárbara do Firmino (PP), Gracinha Mão Santa (PP) e Janainna Marques (PT); Elizângela Moura (PcdoB) é suplente e está no exercício do mandato na vaga deixada por Janainna Marques que pediu licença para ser secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Das 30 cadeiras disponíveis, somente 4 são ocupadas por mulheres, correspondendo a cerca de 13% do Legislativo Estadual, com uma relação de quase 7,5 deputados para cada deputada.
Denúncias e CPI do Rombo Financeiro em Teresina
O prefeito Teresina Sílvio Mendes foi fisgado “pelo próprio anzol” ao alardear pela imprensa e denunciar ao Tribunal de Contas do Estado um “rombo financeiro” deixado pela gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa, de três bilhões e seiscentos milhões de reais. Dos 3 mil processos de pagamentos realizados e a serem feitos, o TCE ainda não apontou irregularidades nas análises que tem feito.
Na famosa Comissão Parlamentar de Inquérito das Finanças, a famosa CPI do Rombo Financeiro na Câmara de Vereadores de Teresina, os três últimos secretários de Finanças, sem exibicionismo, expuseram a realidade de endividamentos da Prefeitura junto a instituições financeiras às quais tomou dinheiro emprestado para a construção do Parque Lagoas do Norte e das famigeradas paradas de ônibus.
Desafios atuais da Prefeitura de Teresina
Estamos em agosto e a Prefeitura ainda não consegue limpar a cidade. Estamos em agosto e a Prefeitura ainda não conseguiu colocar o sistema de transporte coletivo para funcionar a contento; haja paciência para esperar “o buzão”. Estamos em agosto e nas UBS e UPAS tudo como dantes “Quartel General em Abrantes”.
Denúncias da Gestão Dr. Pessoa
As denúncias de que familiares do Dr. Pessoa usufruíram de recursos da Prefeitura em proveito próprio carecem de mais Sol para iluminar as verdades e as falácias verborrágicas de quem não pode estar diante de câmeras, máquinas fotográficas, celulares, gravadores e microfones.
Dr. Pessoa já disse e reafirmou que não teme investigação e se for convocado pela CPI do “Rombo”, irá; sem medo. Com a palavra: Pessoinha, Sol, e a ex-primeira-dama de Teresina, Samara Conceição. Enquanto isso, Dr. Pessoa é um ex-prefeito abandonado envolto com seus cães e cadelas, no Lourival Parente.
Sugestão de leitura em tempos de revitalização do Porto e Rio Parnaíba
Nestes tempos de anúncio de operação do Porto de Luís Correia neste segundo semestre e início de trabalhos da revitalização do Rio Parnaíba para torná-lo navegável, uma sugestão: leitura da biografia do ex-prefeito de Parnaíba, ex-deputado Federal, ex-governador e ex-senador Alberto Tavares e Silva, escrita por Zózimo Tavares; “Alberto Silva - Uma Biografia”.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1