Fechar
Blog Opinião
GP1

Acontece hoje a tão badalada reunião do governador Wellington Dias com partidos aliados


Reviravolta na sucessão

Enfim, acontece hoje a tão badalada e muito aguardada reunião do governador Wellington Dias com os 12 partidos aliados, quando será definido o candidato da “base” à sua sucessão. Segundo as últimas especulações, o nome escolhido deve ser o do vice-governador Wilson Martins, do PSB. Pelo sim, pelo não é bom esperar.

De qualquer forma, o simples favoritismo de Wilson já diz muito. Diz, por exemplo, da sua capacidade de diálogo: enquanto João Vicente Claudino, do PTB, ficou esperando a simples unção de Wellington, Wilson correu atrás. Trabalhou muito, dia e noite, revelando uma determinação sem igual. Falou com representantes de todos os partidos. No mesmo tempo, o senador viajava para o exterior ou outras partes do Brasil, esquivando-se do necessário contato com as lideranças e as bases da coligação governista.

Wilson Martins também mostrou, mais uma vez, que tem determinação. Se fosse pela crença geral, não tinha para ninguém: João Vicente seria inevitavelmente o candidato da chamada “base”. Fazendo ouvido de mercado à voz comum, o vice tomou para si um conhecido ditado chinês: sem saber que era impossível, foi lá e fez.

Esta era, pelo menos, a sensação que se tinha ontem à tarde, durante contatos com diferentes lideranças do blocão governista. Tudo precisa, ainda, se confirmar na reunião de hoje, se é que ela também ainda vai existir.

O certo, porém, é que o desfecho da sucessão, na área governista, deixará feridos. A primeira vítima é o pré-candidato do PT, deputado federal Antônio José Medeiros. Este será levado ao sacrifício sem chance de defesa. A segunda será o vice-governador Wilson Martins ou o senador João Vicente.

Entre estes dois, o governador terá dificuldade em anunciar um nome que não seja aquele que lidera as pesquisas de intenção de voto para governador e com o qual estava apalavrado há muito tempo, no caso o senador João Vicente. Se tal se confirmar, não apenas o senador, mas muita gente mais terá sido magistralmente enganada.

*Zózimo Tavares é jornalista e editor chefe do Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.