Fechar
Blog Opinião
GP1

Wellington Dias: juntou todo o PT, jogou álcool e tocou fogo!


Imagem: Foto: DivulgaçãoClique para ampliarGovernador Wellington Dias todo sorridente com os privilégios e mordomias que deverá ter após sair do cargo(Imagem:Foto: Divulgação)Governador Wellington Dias todo sorridente com os privilégios e mordomias que deverá ter após sair do cargo
Que incrível pensar nisso, mas a Executiva do PT em reunião ontem a noite (30/03), aprovou com mais de 80%, a permanência do governador! É o típico: "Fala Sério!". Os mesmo 75% que lutaram para dar ao W.Dias a liberdade de sair e de fazer o que quiser com o PT, agora, num surto de lucidez, resolvem pedir, desesperadamente para ele ficar! Isso só pode ser piada! "SERIA MUITO EGOISMO DA MINHA PARTE SE NAO PENSASSE NOS MAIS DE 3 MILHÕES DE PIAUIENSES", Wellington Dias, ai dizer que ficar no governo.

Os fatos no tempo até o isolamento total imposto ao PT:

1. Governador cria umas regras da sua cabeça e cria uma corrida maluca, jamais vista pela sucessão do estado.

2. Governador lança nome de Antonio Neto, faz o PT se movimentar e começar uma corrida pela viabilização do nome. Foram feitos mais de 30 Encontros Regionais, reuniões e nada do governador acenar apoio!

3. Acontece I Encontro do Diretório e todos os membros, por unanimidade, aprovam a "Candidatura própria" do companheiro Antonio Neto. Tira estratégias e o PT corre atrás!

4. W. Dias diz que: " SE A BASE NÃO FICASSE UNIDA EM TORNO DE UM NOME, “EU NÃO SAIREI DO GOVERNO.". Começa aqui a primeira de uma séria de CONTRADIÇÕES DO COORDENADOR POLÍTICO DA BASE ALIADA.

5. Antonio Neto, sem apoio de W.Dias e sem condições de movimentação é fritado pelo Governador, e como disse Renato Russo “E pro inferno ele foi pela primeira vez”. O PT na busca pela "viabilidade" imposta por W.Dias, reúne sua Executiva e decide colocar em campo seu filiado mais ilustre, ANTONIO JOSEÉ MEDEIRROS e cai na casca de banana de aceitar as "regras".

6. PT fica dividido e suas maiores lideranças (vocês sabem quem são), orientados por W.Dias, não aderem à pré-campanha do PT, alegando que as regras do governador eram o “Santo Graal” para o PT.

7. Mesmo assim, AJM, se esforça e sai em campo em busca de apoios. Faz lançamento da Pre-candidatura e reúne mais de 2 mil pessoas.

8. PT fez 200 caravanas de aniversário, fez um esforço jamais visto nos últimos anos do partido. Fez encontros, reuniões com a militância. A militância entrou no clima e criou em em suas cabeças a esperança da continuação do projeto.

9. Governador, mesmo assim, não se motiva pela campanha de AJM, não manifesta apoio, fica no ostracismo e prefere continuar defendendo o nome do empresário João Vicente Claudino.

10. Em todo momento, defende sua candidatura ao Senado, independente da posição do PT, da base do partido e de suas lideranças.

11. Acontece Planária de Militância da base do PT, decidem pelo apoio irrestrito ao nome do companheiro Antonio Jose Medeiros e pede ao Diretório que aprovem a prioridade ao Governo do Estado.

12. Deputado Nazareno Fonteles, grupos da base do PT se rebelam e lançam carta de apoio ao PT e seu Diretório. Exigem do Presidente do PT a convocação do Diretório para decidir os rumos do partido numa tentativa desesperada de não aceitar de goela abaixo a decisão passou do governador.

11. Acontece o II Encontro do Diretório, só que dessa vez, com a força e o poder do governador nos bastidores, e com algumas lideranças alinhadas com seus pensamentos, o Diretório resolve aceitar todas as "regras " do governador e decide colocar o PT nas mãos do governador para que fizesse o que quisesse! Foram 43 votos a favor, 3 abstenções e 1 contra ao texto final.

12. Governador marca reunião com todos os partidos e adia a pedido do PSB. (Ganharam mais tempo).

13. Após briga declarada entre PTB e PSB, faz governador repensar e tremer na base. Sua eleição para senador está ameaçada!

14. Nova data chega (19/03), o governador decide adiar novamente, mas faz conversa com todos os partidos e chega a conclusão de que ficando resolve o problema da base. Mais uma vez o projeto tem chance de continuar! Mas foi por pouco tempo!

15. Depois da reunião, governador decide ficar, diz que "Deus lhe iluminou toda a noite": "SERIA MUITO EGOISMO DA MINHA PARTE SE NAO PENSASSE NOS MAIS DE 3 MILHOES DE PIAUIENSES."!

16. Governador diz que: "QUEM DEFINE O NOME DA BASE SOU EU!"

“Deus me iluminou e decidi ficar”! “Não posso ignorar 3 milhões de piauienses”!

17. O Nome do Antonio Neto é citado novamente. Há rumores de que o governador irá apoiar Antonio Neto como nome de consenso da base, todos da base aceitam o nome, com isso: Governador isola a pré-campanha de Antonio José, enfraquece o PT deixando na expectativa milhares de piauienses.

18. A Executiva do PT, mais uma vez caiu na casca de banana do Governador, reúne e decide retornar o nome de Antonio Neto. Frita Antonio José Medeiros e desloca Antonio Neto de sua pré-candidatura a dep. Federal.

19. Antonio Jose lança a idéia de todos os pré-candidatos lançarem uma carta retirando seus nomes em apoio a Antonio Neto. O Governador ignora e diz que anuncia nome da base só depois da Semana Santa, dando tempo para oposição se articular e os partidos da base tomar suas próprias decisões (PTB e PSB), enfraquecendo o PT e sua pré-candidatura;

20. Heráclito Fortes diz: "ELE NAO TEM CORAGEM, ISSO É SO FALACIA". Será que ele estria certo?

21. Governador, de forma impensada, para uma queimação desnecessária, lança projeto de regalias para Governador e tira o foco da sucessão e do nome do PT: Antonio Neto;

21. Lula chama W.Dias em Brasília e o convence a ficar. (29/03)

22. Governador muda de opinião, Antonio Neto é fritado novamente e perde, em parte, suas bases para Deputado Federal;

23. Executiva do PT se reúne e aprova com mais de 80% a posição para o Governador Ficar. Agora é tarde, o documento do Diretório o poder de decisão.

24. Dia 31/03, W.Dias se supera: “junta todo o PT, o governo, o projeto, o "povo que ele não poderia ignorar", joga álcool e toca fogo” em nome de uma cadeira no senado!

QUE SAUDADE DE FRANSCICA TRINDADE...QUE SEMPRE SE OPOS A ESSA LÓGICA DE W. DIAS DE ESTA ACIMA DO PARTIDO. E QUE DEFENDIA UM PROJETO COLETIVO E NAO UM PROJETO PESSOAL ACIMA DE TUDO. W. DIAS FORTALECE OS GRUPOS DAS VELHAS OLIGARQUIAS DE SEMPRE, ISOLOU O ANTONIO JOSÉ E ANTONIO NETO, O PT. O GOVERNADOR W. DIAS PERDEU A CREDIBILIDADE PERANTE OS PARTIDOS, QUANDO NÃO CONSEGUIU APRESENTAR SEU NOME COMO FORÇA POLÍTICA.

FIM DA NOVELA DA SUCESSÃO: MESMO SEM UNIR A BASE,
GOVERNADOR CANDITATO A SENADOR, DONA REJANE CANDIDATA A DEPUTADA ESTADUAL, ANTONIO NETO E ANTONIO JOSÉ ISOLADOS, E, FINALMENTE, O PT CANDIDATO A ENTERRAR-SE!

O presente de 30 anos de W.Dias ao PT

*Antonio Marcos é militante do PT

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.