Fechar
Blog Opinião
GP1
Várias leituras podem ser feitas da briga dos candidatos pelo direito de usar as imagens do presidente Lula e da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, em suas peças de propaganda eleitoral. A principal delas: isso mostra, antes de tudo, a insegurança deles, o quanto estão convictos de que suas propostas não são o bastante para convencer os eleitores a votar neles e o quanto precisam de escora política.

O esquema do governo é, no entanto, o mais inseguro de todos. O partido com legitimidade e peso para solicitar à Justiça Eleitoral a retirada das imagens de Lula e Dilma da campanha do PTB estadual seria o PT. No entanto, sem coragem para peitar de frente o candidato do PTB a coligação governista lançou mão de uma sigla de aluguel, o PSDC, para bater à porta da Justiça com o pedido de proibição das imagens de Lula e Dilma na propaganda do senador João Vicente Claudino.

O esquema governista levou a melhor. A Comissão de Propaganda do TRE aceitou o seu pedido e deu 48 horas para o PTB mandar retirar de sua propaganda as imagens do presidente e de sua candidata. O PTB anunciou que vai recorrer.

A legislação eleitoral, como qualquer outra, tem suas filigranas. A sua interpretação e aplicação é da alçada dos especialistas no assunto, os operadores do direto. Politicamente, entretanto, não é preciso qualquer esforço para concluir que JVC tem tanto direito quanto o governador Wilson Martins de usar as imagens e os nomes de Lula e Dilma. Talvez o senador tenha até mais.

João Vicente acompanha Lula desde a primeira eleição do presidente, em 2002. Naquele pleito, o atual governador estava no palanque do PSDB, comandando no Estado a campanha de José Serra, como presidente regional da sigla. Só votou em Lula em 2006, quando mudou de partido e foi escolhido candidato a vice-governador, na chapa da reeleição de Wellington Dias.

JVC acompanha Lula desde que chegou ao Senado, tendo sido, inclusive, vice-líder de seu governo. Por que deveria ser punido com a proibição de fazer uso dessa relação política? Por que o esquema do governo no Piauí se arvora no direito de proclamar que o uso das imagens de Lula e de Dilma é monopólio seu, se JVC também vota na candidata do PT a presidente? Só vejo duas alternativas: ou é por arrogância ou é por fraqueza.

*Zózimo Tavares é editor chefe do jornal Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.