O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, autorizou a abertura de inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG), acusado de ter envolvimento em esquema de rachadinhas. A decisão, proferida nesta segunda-feira (04), vai em consonância com o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou a abertura do inquérito.

Segundo a decisão do ministro, a instauração de inquérito para investigar o deputado decorre de indícios de suposta prática criminosa revelados até o momento. "Nesse contexto, a suspeita de prática criminosa envolvendo o detentor de prerrogativa de foro perante o STF demanda esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos", escreveu Luiz Fux na fundamentação.

O deputado federal é acusado de pedir aos assessores e auxiliares que contribuíssem em dinheiro para gastos da campanha eleitoral. Em áudio, André Janones foi flagrado pedindo que eles lhe ajudassem a “pagar as contas” da campanha.

“Tem algumas pessoas aqui, que eu ainda vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito, porque eu perdi R$ 675 mil na campanha”, declarou o deputado federal no áudio gravado por assessores.