O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), decidiu suspender, nessa segunda-feira (29), as vendas de pacotes de viagens com datas flexíveis (sem uma data fixa para a realização) pela empresa Hurb, antigo Hotel Urbano. A decisão se deu em razão de supostas "irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia".

Segundo o órgão vinculado ao Ministério da Justiça, a medida é temporária e deve durar até que a empresa ateste capacidade de cumprir com o contratado. “Essa medida vai perdurar até que a empresa nos apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor. A Hurb deverá demonstrar que está cumprindo os contratos e que tem condições financeiras de celebrar novos contratos”, afirmou o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous.

A Hurb poderá ser multada em R$ 50 mil por dia, em caso de descumprimento da determinação.

A agência de viagens tem enfrentado uma crise nos últimos meses. Recentemente, diversos hotéis e pousadas suspenderam reservas de hospedagens feitas pela plataforma, após atrasos ou falta de pagamentos por parte da Hurb. As reclamações de clientes também têm crescido nas redes sociais.