O ministro Luís Roberto Barroso, de 65 anos, foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (9), durante uma solenidade simbólica na Corte. Na prática, o STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade, onde é eleito o ministro mais antigo que ainda não presidiu o Supremo.

Barroso assumirá o cargo após a atual presidente, ministra Rosa Weber, completar 75 anos em setembro, atingindo a idade para aposentadoria compulsória. A posse do ministro deve ocorrer no dia 28 de setembro e o seu mandato terá duração de 2 anos.

Durante a solenidade, Luís Roberto disse estar ciente do peso da responsabilidade. "Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira", afirmou.

Com a aposentadoria de Rosa Weber, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, poderá indicar mais um ministro para a Suprema Corte em seu terceiro mandato. O primeiro indicado neste ano foi o ministro Cristiano Zanin.