O deputado federal Dal Barreto (União-BA) foi um dos alvos da sexta fase da Operação Overclean , deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) nesta terça-feira (14).

Segundo apuração da CNN , Barreto foi abordado no aeroporto de Salvador, onde teve o celular apreendido, e permanece em uma sala da PF no local. Agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão em sua residência, em Amargosa (BA), e em um posto de gasolina pertencente à família.

Foto: Reprodução/Instagram
Deputado Dal Barreto

A ação faz parte da investigação que apura fraudes em licitações, desvios de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. No total, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, uma medida cautelar diversa da prisão e o sequestro de valores obtidos de forma ilícita em Salvador, Amargosa e Brasília. A operação foi autorizada pelo ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. As apurações indicam que o grupo desviou cerca de R$ 1,4 bilhão por meio de emendas parlamentares e convênios, utilizando superfaturamento de obras e outras fraudes financeiras, beneficiando empresas e pessoas ligadas a administrações municipais.

Outro lado

Em nota divulgada em sua página no Instagram, o deputado afirmou que não teve acesso ao inquérito policial e que está à disposição da Polícia Federal.

Sem anúncio no momento