A jornalista Eliane Cantanhêde está deixando a GloboNews após 15 anos de atuação como comentarista política, especialmente no programa Em Pauta, atualmente apresentado por Marcelo Cosme. A última participação da jornalista na atração foi nesta sexta-feira (1), segundo informou a coluna F5, da Folha de S. Paulo .
A decisão de encerrar o vínculo com o canal teria partido da própria Eliane, motivada pelo desejo de reduzir a carga de trabalho e buscar mais equilíbrio pessoal. A saída também ocorre em meio a reformulações que a emissora planeja para os próximos meses.
“Tem hora para tudo. É difícil parar, mas eu vinha amadurecendo a ideia, voltei inclusive para a psicóloga e acabou sendo uma boa. Trabalhar das 8 da manhã até 10 da noite, apanhar de todo lado da internet… cansei. Tinha que abrir mão de um dos quatro empregos e abri”, declarou à coluna da Folha.
Eliane também revelou que os ataques frequentes nas redes sociais influenciaram sua decisão. A jornalista atua na imprensa desde os 19 anos e, ao longo da carreira, recebeu diversos convites para a televisão, muitos deles aceitos mais tarde, quando outros colegas já pensavam em aposentadoria. “Acabei ficando 15 anos”, disse.
Uma trajetória consolidada no jornalismo político
Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), Eliane Cantanhêde construiu uma sólida carreira na cobertura política nacional. Passou pelas redações da Gazeta Mercantil , revista Veja e O Estado de S. Paulo , além de ter chefiado a sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo entre 1997 e 2003.
Na GloboNews, ingressou em 2010 como comentarista de política e logo se tornou uma das vozes mais influentes do canal no noticiário de bastidores de Brasília.