A transmissão do desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inacio Lula da Silva , derrubou a audiência da TV Globo na Grande São Paulo na noite de domingo, 15. No horário entre 22h10 e 23h35, a emissora marcou 11 pontos, enquanto a Record registrou 7 e o SBT alcançou 6. Durante o confronto entre São Bernardo e Corinthians pelo Campeonato Paulista, a Record chegou a picos de 10 pontos. O desfile atingiu pico de 12. Cada ponto equivale a cerca de 199 mil telespectadores.
Na comparação com os quatro domingos anteriores, quando a Globo vinha marcando média de 15 pontos com o Fantástico e o BBB 26, a queda foi de 26%. No Carnaval de 2025, a emissora havia alcançado 14 pontos ao exibir o Oscar e a vitória do filme Ainda Estou Aqui.
No Rio de Janeiro, porém, o cenário foi diferente. A Acadêmicos de Niterói garantiu 19 pontos e liderança isolada, enquanto Record e SBT empataram com 5 pontos cada na capital fluminense.
Para evitar críticas de partidarismo, a Globo adotou uma cobertura mais discreta do desfile. O jornalista Pedro Bassan relatou previamente as tentativas de impedir o evento, e a equipe recebeu orientação para priorizar imagens das alegorias, evitando entrevistas de teor político. A mesma diretriz foi aplicada às redes sociais da emissora, que devem publicar resumos do desfile também no Globoplay.