O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), votou para condenar os irmãos Chiquinho Brazão e Domingos Brazão como mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018, no Rio de Janeiro.

O voto do relator foi proferido nesta quarta-feira (25), no julgamento realizado pela Primeira Turma da Corte. Todos os réus estão presos preventivamente e negam as acusações imputadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Foto: Rosinei Coutinho/STF
Ministro Alexandre de Moraes

Moraes votou para condenar os irmãos Brazão pelos crimes de organização criminosa armada, duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado contra Fernanda Chaves, que estava no carro com a vereadora e sobreviveu ao atentado. Também defendeu a condenação do major Ronald Alves de Paula, por duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado; o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, pelos crimes de obstrução de Justiça e corrupção passiva; e o ex-PM Robson Calixto, assessor de Domingos Brazão, por integrar organização criminosa armada.

Após o parecer de Moraes, votarão os ministros Cristiano Zanin, Carmen Lúcia e o presidente da Primeira Turma, Flávio Dino.