Durante a abertura do 8º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizada nesta sexta-feira (24), em Brasília, um cartaz exibido próximo ao palco chamou a atenção de participantes do evento.

O pôster trazia a imagem do ex-ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, ao lado da mulher, Cilia Flores, acompanhado da frase em espanhol “Los queremos de vuelta” e da hashtag “#FreeMaduro”. No material, Maduro também era identificado como “presidente da Venezuela”.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nicolás Maduro e Lula

O congresso do partido teve início na sexta-feira (24) e segue até domingo (26), reunindo cerca de 600 delegados para discutir estratégias políticas, diretrizes partidárias e o cenário eleitoral de 2026 .

Mensagem de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou presencialmente da abertura por estar em recuperação de um procedimento médico, mas enviou um vídeo de cerca de cinco minutos à militância.

Na gravação, Lula destacou a importância da atuação direta junto à população. “Nada supera a coragem de pegar um panfleto, andar na rua, bater palma no portão das pessoas, olhar no olho e convencer”, afirmou.

O presidente também disse ter analisado o programa de governo em discussão no congresso e fez um alerta sobre promessas eleitorais. Segundo ele, é necessário priorizar propostas viáveis e que possam ser executadas, recomendação que também foi reforçada em sua mensagem ao evento .

Sem anúncio no momento

Lula ainda demonstrou otimismo com o cenário econômico e defendeu que a estratégia política passe pela comparação entre realizações de governos.

Presenças políticas

Entre as lideranças presentes na abertura estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ex-ministro José Dirceu, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães.

O encontro é considerado estratégico pela legenda, que busca alinhar o discurso e fortalecer sua base para as eleições de 2026, com foco na manutenção do projeto político liderado por Lula