O ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro , foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (15). Agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do político, localizada em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense.

A ação ocorre em meio a um cenário de instabilidade política no estado. Atualmente, o Rio de Janeiro é governado interinamente pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, após uma vacância nos cargos de governador e vice-governador, o que ampliou a crise institucional no Executivo fluminense.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cláudio Castro, ex-governador do Rio de Janeiro

Cláudio Castro deixou o cargo no dia 23 de março, um dia antes da retomada do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Na ocasião, o TSE entendeu que a renúncia tornou prejudicada a cassação do mandato.

O caso, no entanto, abriu uma disputa jurídica no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o modelo de sucessão do governo estadual até a posse do próximo eleito. A Corte ainda não concluiu o julgamento que definirá se a escolha do novo governador ocorrerá por meio de eleição direta ou indireta.

Enquanto a decisão não é finalizada, o comando do Palácio Guanabara permanece de forma provisória sob responsabilidade do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Sem anúncio no momento