A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja , foi indicada para assumir o cargo de embaixadora da Aliança Global Contra a Fome durante uma conferência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada em Paris, na segunda-feira (11).

De acordo com informações do site Metrópoles , a escolha foi aprovada pelos países que integram a iniciativa. A Aliança Global Contra a Fome foi lançada pelo governo brasileiro em novembro de 2024, durante a presidência do Brasil no G20.

Foto: Claudio Kbene/Presidência da República
Janja Silva

Atualmente, a iniciativa reúne 217 membros, incluindo países, organizações internacionais, instituições financeiras, fundações, entidades da sociedade civil e instituições acadêmicas. O objetivo do grupo é coordenar recursos e assistência técnica para retirar 500 milhões de pessoas da extrema pobreza e erradicar a fome até 2030.

Nos últimos meses, Janja tem ampliado sua atuação em agendas internacionais relacionadas à segurança alimentar e ao combate à pobreza. Em outubro do ano passado, ela participou do Fórum Mundial da Alimentação e acompanhou a inauguração do novo escritório da Aliança Global Contra a Fome. A primeira-dama também tem atuado na divulgação da iniciativa em eventos promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A indicação ocorre em meio ao aumento da presença pública de Janja em pautas do Governo Federal, especialmente em compromissos internacionais e debates sociais.

Nesta semana, a primeira-dama voltou a ser mencionada em debates públicos após defender punição para pessoas que, segundo ela, contribuíram para agravar os efeitos da pandemia de covid-19 no Brasil. Janja também se envolveu em discussões nas redes sociais relacionadas ao recolhimento de produtos da marca Ypê pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criticando publicações sobre o caso.

Sem anúncio no momento