Fechar
GP1

Brasil

"Não necessitamos que o império nos presenteie", diz Fidel

O ex-ditador cubano criticou rigidamente a visita de Barack Obama a Cuba.

Apesar da recente visita de Barack Obama à Cuba, o ex-ditador Cubano Fidel Castro afirmou que a ilha não precisa de presente dos Estados Unidos e não esquecerá o passado de confrontos em Washington.

"Não necessitamos que o império nos presenteie nada", escreveu Fiel em um artigo publicado no jornal Granma nesta segunda-feira (28). O título do artigo era “O irmão Obama”.
Imagem: ReutersRaúl Castro e Barack Obama(Imagem:Reuters)Raúl Castro e Barack Obama

O presidente norte-americano ficou no país entre os dias 20 e 22 de março e afirmou em seu discurso que "é hora de esquecermos o passado, deixarmos o passado, de olharmos para o futuro, olharmos juntos, um futuro de esperança".

Fidel afirmou que Obama utilizou as “palavras mais melosas” no discurso. O ex-ditador, que governou Cuba por 48 anos, vai fazer 90 anos em agosto. Fidel deixou a liderança do país em 2006, após problemas de saúde.

"Se supõe que cada um de nós corria o risco de um infarto ao escutar estas palavras do presidente dos Estados Unidos", escreveu Fidel com ironia, recordando o embargo de 1962 e as ações violentas contra o governo da ilha.

"Ninguém tenha a ilusão de que o povo deste nobre e abnegado país renunciará à glória e aos direitos, e à riqueza espiritual que ganhou com o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura", afirmou Fidel.

Desde 2006 o país é governado por Raúl Castro, irmão caçula de Fidel. O ex-ditador sugeriu que o presidente norte-americano "reflita e não tente agora elaborar teorias sobre a política cubana".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.