Fechar
GP1

Brasil

Três antenas de telefonia são incediadas esta semana no Ceará

Os supostos autores assinam como "crime do Ceará" e reivindicam projeto de lei que obriga bloqueio de celular em presídios.

Na madrugada desta sexta-feira (15), mais uma antena de telefonia Oi foi incendiada no Estado do Ceará. O dispositivo fica localizado no bairro Parque Jerusalém, em Fortaleza, e de acordo com informações da Polícia Militar, este é o terceiro ataque a antenas de telefonia em três dias. De acordo com o ‘G1’, os outros casos semelhantes aconteceram na última quarta-feira (13) em Caucaia e Granja Portugal.

Segundo a polícia, criminosos atearam fogo em equipamentos instalados na antena e por conta disso, o dispositivo ameaça cair sobre algumas casas. Uma perícia deve ser realizada ainda hoje no local.

No facebook, surgiram alguns recados dos supostos responsáveis pelos atos, que assinam como “crime do Ceará”. Mensagens do tipo “Aconselho a todas as operadoras de telefonia que não façam o que o governo manda, pois se o bloqueio partir das operadoras estaremos destruindo torres, explodindo prédios (...)”. A ameaça se refere ao projeto de lei que obriga o bloqueio do sinal de celulares em todas as unidades prisionais do território cearense.

Em entrevista à reportagem, o governador do Ceará, Camilo Santana, afirma que esses atos são uma tentativa de intimidação. "Isso é muito grave, mas sempre dando recado claro que, se isso é uma tentativa de intimidar o Governo ou a Secretaria da Segurança Pública nessa área, eles estão enganados. Nós não vamos abrir um milímetro sequer de combater ao crime no Estado do Ceará", reitera.

Outros ataques
Em Caucaia, na Grande Fortaleza, o local onde a antena estava instalada foi arrombada e o dispositivo destruído. Uma pichação foi deixada na parede do prédio, no lado de fora com a frase "essa ação é uma represália à instalação de bloqueadores de celulares no presídio. Estamos só começando".

Imagem: Reprodução/FacebookAmeaça ao Estado do Ceará por conta de projeto de lei(Imagem:Reprodução/Facebook)Ameaça ao Estado do Ceará por conta de projeto de lei

O segundo ataque foi no Bairro Granja Portugal, onde outra antena foi incendiada. Mas felizmente, o Corpo de Bombeiros conseguiu apagar as chamas após 45 minutos e ninguém ferido.

A ameaça de bomba deixada próxima à Assembleia Legislativa do Ceará aconteceu no dia cinco de abril e foi o primeiro ataque registrado contra o projeto de lei. A Polícia Civil confirmou que foram encontrados 13,3 kg de dinamite dentro de um carro roubado, abandonado no local. Por segurança, o material foi retirado por robôs e levado para perícia.
Os supostos autores também deixaram recados e assinaram com a mesma expressão das outras ações mais recentes.

Os casos ainda estão investigados para saber se há alguma relação, inclusive com a ameaça de bomba deixada no dia cinco de abril em frente à Assembleia Legislativa do Estado. A Oi preferiu não se pronunciar sobre os casos.

Nota da SSPDS
Os agentes de segurança do Ceará atuam visando proteger a vida de todos os cearenses e, para isso, é importante que o cidadão esteja atento e não compartilhe ou divulgue relatos incertos. O compartilhamento de boatos, além de espalhar pânico infundado, atrapalha a ação da Polícia.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.