Fechar
GP1

Brasil

Lula ingressa no STF com habeas corpus para evitar prisão

A defesa de Lula quer que o ex-presidente possa recorrer em liberdade até que estejam esgotadas as possibilidades de recurso em instâncias superiores.

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ingressaram nesta sexta-feira (2) com um pedido de habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar que Lula seja preso e para que ele possa recorrer em liberdade da sua condenação pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, referente ao caso do tríplex do Guarujá.

A defesa de Lula quer que o ex-presidente possa recorrer em liberdade até que estejam esgotadas as possibilidades de recurso em instâncias superiores. Segundo, O Globo, a defesa de Lula quer que o pedido seja analisado diretamente pela Segunda Turma, da qual fazem parte Edson Fachin, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Dias Toffoli.

  • Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Estadão Conteúdo Lula Lula

Um pedido parecido já havia sido feito ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas foi negado na terça-feira (30), pelo ministro Humberto Martins. A orientação do STF é de que as penas devem ser cumpridas após a condenação por um tribunal de segunda instância, o que ocorreu com Lula.

Os advogados de Lula tentam evitar que o mandado de prisão seja expedido. No habeas corpus eles afirmam que esperam que “este Supremo Tribunal Federal, a última trincheira dos cidadãos, reafirme seu papel contramajoritário, o respeito incondicional às garantias fundamentais e o compromisso com a questão da liberdade”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.