Fechar
GP1

Brasil

Placas de veículos do Brasil vão usar padrão do Mercosul neste ano

Ela deveria ter sido adotada em 2016, mas somente agora o governo decidiu aderir a mudança, que já foi implementada na Argentina e no Uruguai.

Foi publicada na quinta-feira (8), no Diário Oficial da União uma resolução que estabelece que a partir de setembro deste ano o Brasil os veículos vão adotar placas que vão seguir o padrão dos países do Mercosul. Ela deveria ter sido adotada em 2016, mas somente agora o governo decidiu aderir a mudança, que já foi implementada na Argentina e no Uruguai.

Então a partir de setembro a mudança será aplicada aos novos veículos, os que passam por processo de transferência de município ou de proprietário ou quando ocorrer necessidade de substituição das placas. Os demais veículos podem precisar regularizar a situação até 31 de dezembro de 2023.

  • Foto: oto: Divulgação/Rodrigo Nunes/Ministério das CidadesNova placa para veículos do BrasilNova placa para veículos do Brasil

A placa brasileira terá uma tarja azul identificando o país, também terá um chip e um código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul. Ela ainda vai conter 4 letras e 3 números, que estarão embaralhados.

A cor do fundo sempre será branca, mas a cor das letras e dos números vai depender do tipo do veículo. Os de passeio ficarão na cor preta, os comerciais na cor vermelha, os carros oficiais em azul, os de teste em verde, os diplomáticos em dourado e os de colecionadores em prata.

Para ajudar na identificação, ela constará o nome da cidade e estado com os devidos brasões. Contra as falsificações será colocada uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. O preço será o mesmo adotado pelo Departamento Estadual de Trânsito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.