Fechar
GP1

Brasil

Braga Netto diz que não se comunica com presidentes dos Poderes por interlocutores

O ministro negou ter feito ameaças contra a realização das eleições caso voto impresso não seja aprovado.

O ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, se manifestou na manhã desta quinta-feira (22) por meio de nota oficial e negou que tenha feito ameaças contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), e contra a realização das eleições de 2022 caso o voto impresso não seja aprovado.

Braga Netto afirmou que, ao contrário do que disse uma reportagem publicada hoje na imprensa, ele não se comunica com o presidente de qualquer poder por meio de interlocutores. “Em relação à matéria publicada em veículo de imprensa, no dia de hoje, que atribui a mim mensagens tentando criar uma narrativa sobre ameaças feitas por interlocutores a Presidente de outro Poder, o Ministro da Defesa informa que não se comunica com os Presidentes dos Poderes, por meio de interlocutores”, consta na nota.

O ministro caracterizou a notícia veiculada como uma desinformação que provoca instabilidade entre os poderes e enfatizou que as Forças Armadas sempre atuarão obedecendo a Constituição.

“Trata-se de mais uma desinformação que gera instabilidade entre os Poderes da República, em um momento que exige a união nacional. O Ministério da Defesa reitera que as Forças Armadas atuam e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição”, frisou.

Na nota, Braga Netto voltou a defender a implementação do voto impresso no sistema eleitoral brasileiro. “A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo Governo Federal, e está sendo analisada pelo Parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema”, concluiu.

Leia na íntegra a nota do ministro da Defesa:

Em relação à matéria publicada em veículo de imprensa, no dia de hoje, que atribui a mim mensagens tentando criar uma narrativa sobre ameaças feitas por interlocutores a Presidente de outro Poder, o Ministro da Defesa informa que não se comunica com os Presidentes dos Poderes, por meio de interlocutores.

Trata-se de mais uma desinformação que gera instabilidade entre os Poderes da República, em um momento que exige a união nacional.

O Ministério da Defesa reitera que as Forças Armadas atuam e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a estabilidade institucional do País e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro.

Acredito que todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias.

A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo Governo Federal, e está sendo analisada pelo Parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema.

Walter Souza Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.