Fechar
GP1

Brasil

Queiroga estuda rebaixar pandemia da covid para endemia, diz Bolsonaro

A possibilidade foi anunciada pelo presidente em uma postagem na sua página no Instagram nessa quinta.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na manhã desta quinta-feira (03), que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está estudando a possibilidade de rebaixar para endemia a atual situação da covid-19 no Brasil.

De acordo com a postagem do Bolsonaro no Instagram a mudança poderá acontecer “em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020”.

A post shared by Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro)

O artigo citado por Bolsonaro "dispõe sobre as medidas que poderão ser adotadas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019 e que ato do Ministro de Estado da Saúde disporá sobre a duração da situação de emergência de saúde pública de que trata esta Lei".

Entenda

Endemia é o status de doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em uma determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados.

Se o rebaixamento, a covid-19 deixará de ser vista como uma emergência de saúde e muitas das restrições, como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacinal, poderão deixar de ser aplicadas.

Flexibilização no Distrito Federal

A possibilidade levantada por Bolsonaro acontece no mesmo dia que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.