Fechar
GP1

Brasil

Deputado vira réu por chamar ‘vereadora trans’ de homem

Rodrigo Amorim Briolli se condenado, pode perder o mandato mesmo se reeleito.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro acolheu uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE-RJ) e tornou réu deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB-RJ), por chamar de homem a vereadora trans Benny Briolly (PSOL). A decisão é do dia 23 de agosto.

No dia 17 de maio, o deputado chamou Briolly de homem durante um discurso na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Na ocasião, ele rebatia críticas da deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ), que o teria chamado de “gado” e “boi”.

Em seu argumento, a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira afirmou que as falas de Amorim tinham o objetivo de “humilhar a vereadora perante todos que o ouvissem” e que ele teve o propósito de “dificultar o desempenho do mandato eletivo”.

Outro caso

Além de Rodrigo Amorim, o vereador de Niterói Douglas Gomes (PL-RJ), também chamou Benny de homem e virou alvo da Justiça. Ele chegou a ser condenado à prisão.

Na decisão, a juíza Cláudia Monteiro Albuquerque, da 2ª Vara Criminal de Niterói, disse que Douglas Gomes “usou o gênero masculino para se referir à vereadora como forma de desrespeitar sua identidade de gênero na internet”.

O que diz o deputado Rodrigo Amorim

Por meio de nota, Rodrigo Amorim afirmou que os vídeos usados pela defesa de Benny Briolly foram tirados de contexto, por causa de supostas edições, mas disse que respeita a decisão da Justiça.

Confira a nota na íntegra:

“O deputado Rodrigo Amorim respeita as decisões judiciais e esclarece que a denúncia foi feita com um vídeo editado, tirado de um site ideologicamente contrário ao parlamentar, afetando assim a compreensão do fato por inteiro. Ao longo de toda a instrução processual ele terá a oportunidade de mais uma vez esclarecer a verdade dos fatos.”

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.