Fechar
GP1

Brasil

Lula lamenta morte do filho do poeta piauiense Da Costa e Silva

Lula se referiu ao diplomata como “um dos mais importantes intelectuais brasileiros no século XX”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota, por meio das redes sociais, lamentando a morte do filho do famoso poeta piauiense Da Costa e Silva, o diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva, aos 92 anos, ocorrida neste domingo (26) no Rio de Janeiro.

“Uma nota de tristeza neste domingo com o falecimento de Alberto da Costa e Silva, diplomata, ensaísta, historiador, um dos mais importantes conhecedores da África no Brasil. Membro da Academia Brasileira de Letras, teve um papel fundamental na necessária aproximação entre o Brasil e o continente africano, de onde nutrimos nossas origens e em cuja ancestralidade alimentamos os nossos saberes”, disse Lula.

O presidente finalizou a nota dizendo, “sobre o rio chamado Atlântico, que Alberto identificou, seguiremos construindo as pontes que ele sonhou. Meu abraço solidário aos filhos, netos e todos os familiares de um dos mais importantes intelectuais brasileiros no século XX”.

Costa e Silva também era poeta, ensaísta e memorialista. Durante a sua vida, escreveu mais de 40 livros, entre obras de poesia. No ano de 2014, ele recebeu o Prêmio Camões, um reconhecimento entregue aos grandes escritores da língua portuguesa pelos governos do Brasil e de Portugal.

O vice-presidente do Brasil também lamentou a morte

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, também se manifestou sobre o falecimento do diplomata. Por meio da rede social X ele escreveu que: “recebi com pesar a notícia do falecimento do Embaixador Alberto da Costa e Silva, um dos maiores diplomatas de sua geração e um dos mais influentes estudiosos da cultura africana. Seja pelos postos que comandou na África ou pelos brilhantes livros que escreveu e organizou, Costa e Silva aproximou como poucos as duas margens desse rio chamado Atlântico. Meus sentimentos ao Embaixador Pedro Miguel, aos seus amigos e familiares”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.