Fechar
GP1

Brasil

Câmara dos Deputados deve votar revisão do ensino médio nesta terça

O novo ensino médio está em vigor desde 2022 e tem gerado muitas reclamações por parte dos estudantes.

O Plenário da Câmara dos Deputados deve votar, nesta terça-feira (19), o projeto de lei que altera a proposta de reforma do Ensino Médio. As mudanças no currículo escolar foram aprovadas inicialmente em 2017 e estão em vigor desde o ano de 2022, mas tem gerado algumas controvérsias e denúncias por partes de alunos.

O modelo em vigor propõe 3 mil horas-aula ao longo dos três anos, com a flexibilização do ensino e com a divisão da grade em duas partes, uma voltada para disciplinas básicas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e outra para matérias opcionais (que são os “itinerários”).

Foto: Alef Leão/GP1Salas de aula do CETI Professora Júlia Nunes Alves
Alteração da reforma do Novo Ensino Médio deve ser votada nesta segunda (19), na Câmara dos Deputados

Entre as principais críticas dos estudantes, estão as de que o novo padrão oferece menor carga horária nas disciplinas tradicionais e de que os itinerários geram conteúdos desconectados do currículo.

Diante disso, o Governo Lula enviou o referido projeto de lei, que mantém as mesmas 3 mil horas-aula, mas prevê aumento da carga horária das disciplinas tradicionais (2.400) e limita a oferta dos chamados itinerários. Além disso, o texto propõe o fim da possibilidade de ensino a distância, modalidade existente no modelo atual.

Como a matéria tramita em regime de urgência, pode ser aprovada durante a votação desta terça-feira e entra em vigor imediatamente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.