Fechar
GP1

Brasil

Condenados pelo 8 de janeiro podem dividir cela com criminosos

A informação foi divulgada pela advogada Gabriela Ritter, que elencou preocupação com os apenados.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE/DF), Wenderson Souza, encaminhou documento para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pedindo para transferir alguns condenados pelo 8 de janeiro para celas com presos por crimes graves. A informação foi divulgada pela advogada Gabriela Ritter, presidente da Associação dos Familiares das Vítimas de 8 de janeiro (ASFAV).

Segundo Gabriela Ritter, o documento foi enviado no dia 21 de dezembro, na qual o secretário pede a transferência de oito dos 17 presos pelo 8 de janeiro no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda. Conforme escrito por Wenderson Souza, a transferência dos custodiados com fixação de pena é necessária, visto que o “Centro de Detenção (CDPII) se destina à custódia de presos provisórios”.

Para a advogada, isso representa um grande risco para os apenados. “Nossa preocupação é com a integridade física, moral e psicológica deles porque, desde o início, se sentem intimidados e ameaçados pela massa carcerária. Inclusive, temos um preso de 24 anos que já foi transferido para celas com criminosos e está sendo chamado de ‘Bolsonaro’ lá porque é de conhecimento público que a massa carcerária possui lado político em sua maioria”, explicou Gabriela Ritter.

O paranaense Matheus Lima de Carvalho Lazaro está dividindo a cela com dois homens condenados por crimes graves, incluindo homicídio. O que também preocupa a família dele é que o filho primogênito de Matheus nasceu enquanto ele estava preso, e passou os cinco primeiros meses de vida longe do pai.

Entre os presos que devem ser transferidos também está um idoso de 63 anos, o agricultor Jorginho Cardoso de Azevedo, condenado a 14 anos e preso há quase um ano, mesmo enfrentando problemas sérios de saúde. Conforme a advogada Sanisys Martins, ele desenvolveu depressão grave e crises de pânico durante esse período.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.