Fechar
GP1

Brasil

Lula volta a defender regulação das redes sociais em evento da Unesco

A declaração foi feita através de uma carta lida pelo secretário de Políticas Digitais da Secom.

Durante a conferência global Internet for Trust, realizada pela Unesco em Paris, nesta quarta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender a regulação das redes sociais como prioridade da agenda global. A declaração foi feita através de uma carta lida pelo secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), João Brant.

Para Lula, a regulação das redes sociais é necessária para combater ameaças à democracia em plataformas online. “Não podemos permitir que a integridade de nossas democracias seja afetada por decisões de alguns poucos atores que controlam as plataformas digitais”, afirmou o presidente no texto.

Ele também usou como exemplo o dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. “O que ocorreu naquele dia foi o culminar de uma campanha, iniciada muito antes, e que usou , como munição, mentiras e desinformação. Esta campanha tinha como alvos a democracia e a credibilidade das instituições brasileiras”, declarou.

Após esse episódio, Lula pediu que o ministro da Justiça, Flávio Dino, elaborasse uma MP para obrigar as plataformas digitais a retirarem conteúdos considerados ilícitos pelo Poder Judiciário. Sob a justificativa de que o vandalismo teria sido organizado através das plataformas digitais, ele cobrou respostas da comunidade internacional acerca do assunto, que é defendido por Lula desde a campanha eleitoral de 2022.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.