Fechar
GP1

Brasil

União Europeia aprova doação de R$ 100 milhões para Fundo Amazônia

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A União Europeia, através do Global Gateway, plano europeu para desenvolver novas infraestruturas em países em desenvolvimento, doará 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 100 milhões de reais) para o Fundo Amazônia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12), pela presidente da Comissão Europeia e política alemã, Ursula von der Leyen, logo após ela sair de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.

“É chegada a hora de levarmos a nossa parceria estratégica a um outro nível. Nossa parceria também vem com novos investimentos. A União Europeia já é o principal investidor na região e é um grande prazer anunciar que nós vamos aumentar esse investimento” afirmou Ursula, durante coletiva de imprensa nesta tarde.

Foto: Reprodução/TwitterLula e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula con der Leyen, durante reunião nesta segunda-feira (12)
Lula e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula con der Leyen, durante reunião nesta segunda-feira (12)

“A Floresta Amazônia é uma maravilha da natureza, é o pulmão verde de nosso planeta e é um aliado fundamental contra o aquecimento global. Então, queremos contribuir com 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia”, completou a presidente da Comissão Europeia.

A Europa também vai investir 2 bilhões de euros para apoiar a produção brasileira de hidrogênio verde a fim de promover eficiência energética na indústria brasileira. Além disso, a presidente da Comissão Europeia falou sobre transição digital e uma nova aliança digital entre Brasil e Europa.

“Oferecemo-nos a trabalhar em conjunto em seus planos (planos brasileiros) para transformar o Brasil em uma potência industrial, digitalizando-a”, disse Ursula na coletiva de imprensa.

“O Global Gateway (projeto europeu criado para desenvolver novas infraestruturas em países em desenvolvimento) apoia nova aliança digital entre nossas regiões e financia, por exemplo, os cabos de fibra óptica, que são cofundados pelo Brasil” completou ela.

“A União Europeia e o Brasil também partilham os mesmos valores no mundo digital. Nós concordamos que as nossas regras sobre a inteligência artificial ou sobre dados deve respeitar o direito das pessoas em primeiro lugar. Nós sabemos que essas informações podem ser ameaças às nossas democracias, às nossas sociedades” completou a política alemã

Sobre o Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia é uma conta específica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Todo o valor das doações recebidas em espécie que são apropriadas nessa conta vai para a realização de ações de prevenção, monitoramento, e combate ao desmatamento e também para ações promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.

A Amazônia Legal apresenta uma área de 5.015.067,86 km2, correspondendo a cerca de 58,93% do território brasileiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.