Fechar
GP1

Brasil

Mais de 1,7 milhão de brasileiros estão na fila do INSS

Os dados são do Portal da Transparência do INSS que foi lançado na última quarta-feira.

Dados do Portal da Transparência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontam que mais de 1,7 milhão de brasileiros estão atualmente na fila, aguardando o retorno sobre a aprovação de benefícios previdenciários, como aposentadorias, auxílios e pensões. Desse total, 1.197.750 pessoas estão em compasso de espera pela análise administrativa, ou seja, tiveram toda a documentação enviada e estão passando pelo processo de avaliação por parte dos servidores do INSS.

Além disso, outras 596.699 pessoas estão à espera de perícia médica. O Portal da Transparência do INSS foi lançado recentemente como uma das primeiras medidas do novo presidente da instituição, Alessandro Stefanutto, que assumiu o cargo na última quarta-feira (5).

Foto: Lucas Dias/GP1INSS
INSS

Essa iniciativa tem o objetivo de trazer mais transparência e visibilidade para a situação das filas de espera por benefícios. Para lidar com a fila de perícias médicas, o INSS implementou um projeto-piloto no mês de junho, visando reduzir o número de faltosos.

Segundo o Ministério da Previdência, cerca de uma em cada cinco pessoas agendadas para a perícia não comparece. Como parte desse projeto, os atendentes da Central 135 começaram a ligar diariamente para 5 mil pessoas, uma semana antes da data marcada para a perícia, para lembrá-las e confirmar sua presença.

Na próxima semana, o projeto-piloto entrará em sua segunda fase, e o número de ligações com lembretes será quintuplicado, alcançando 25 mil por dia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.