Fechar
GP1

Brasil

Novo ciclone extratropical e frente fria atingem o Sul do Brasil

O temporal causado pelo fenômeno levou fortes ventos e pancadas de chuvas para a região sul do Brasil.

Nesse sábado (08) um ciclone extratropical com frente fria se formou entre o litoral do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina. Na cidade de Porto Alegre, o vento atingiu 40 a 60 km/h. Já em Santa Catarina o vento foi de 50 a 70 km/h. O temporal causado pelo fenômeno levou fortes ventos e pancadas de chuvas para a região Sul do Brasil. Em diversas cidades, o volume de chuva ficou entre 50 e 100 mm.

No site Earth é possível ver a dinâmica do ciclone extratropical que atingiu a região Sul do Brasil. Na sexta-feira (07) havia apenas uma área de baixa pressão com previsão de alta chuva intensa. No entanto, quando chegou a noite o fenômeno já estava distante da costa e não conseguiu provocar estragos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na segunda-feira (10) uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do país. Com o avanço da frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País a partir de quarta-feira. Na terça, as temperaturas máximas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da nebulosidade e da chuva, mas, a partir de quarta, o ar frio avança sobre o Sul.

Ainda conforme o órgão, o ciclone extratropical vai atingir áreas do Sudeste e Centro Oeste, podendo atingir, inclusive, o Sul da região amazônica.

Ciclone Extratropical

O Ciclone extratropical é um fenômeno atmosférico caracterizado por sistemas de baixa pressão que se instalam nas áreas de média e alta latitudes da Terra em ambos os hemisférios. É causado pela diferença de temperatura entre massas de ar frio e massas de ar quente que, ao se deslocarem em sentidos opostos, acabam se chocando. Por isso, dizemos que os ciclones extratropicais estão diretamente ligados ao avanço das frentes frias.

Os ciclones extratropicais provocam ventos que variam de fracos a intensos, elevada nebulosidade e chuvas. Depois da sua dissipação, instala-se o tempo frio, com queda de temperaturas.

As consequências desses ciclones dependem da intensidade dos seus efeitos, podendo provocar enchentes, deslizamentos, quedas de árvore, interrupção no fornecimento de eletricidade, deixar pessoas desalojadas e, em casos mais graves, ocasionar mortes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.