Fechar
GP1

Brasil

STF torna Carla Zambelli ré no caso de perseguição armada em São Paulo

Após votação no STF encerrar em 9 a 2 pela aceitação da denúncia, a deputada vai apresentar a sua defesa.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou a deputada Carla Zambelli (PL-SP) ré pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Na votação, o placar foi de 9 a 2 pela aceitação da denúncia contra a parlamentar.

A denúncia contra a deputada foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em decorrência do episódio em que ela sacou uma arma de fogo e supostamente perseguiu o jornalista Luan Araújo, em 29 de outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições. A cena foi gravada e repercutiu bastante nas redes sociais.

Na denúncia, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defendeu que a Zambelli seja condenada a pagar uma multa de 100 mil reais por danos morais coletivos e perca o porte de arma de maneira definitiva.

O relator do caso no STF, ministro Gilmar Mendes, foi o primeiro a votar pela aceitação da denúncia e para tornar a deputada ré. Dos 11 ministros da Corte, nove seguiram o voto do relator. Apenas os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça divergiram e votaram para livrar a deputada.

Com a votação encerrada, a deputada poderá apresentar a sua defesa e o processo seguirá para a fase de coleta de provas. Após isso, o tribunal decidirá se condena ou não Zambelli pelos crimes os quais ela foi acusada.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.