Fechar
GP1

Brasil

Sul do Brasil deve sofrer com enchentes e deslizamentos até 2024

A região ainda sofre com a devastação causada pela passagem de um ciclone extratropical no país.

O Sul do Brasil, que foi abalado pela passagem de um ciclone extratropical, ainda vai demorar para voltar a tranquilidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a previsão do órgão, a região deve sofrer com mais enchentes e deslizamentos de terra até março de 2024, quando acaba o verão do Hemisfério Sul.

Ainda assim, o Inmet informou que as correntes polares tendem a se enfraquecer na região, o que pode reduzir o risco de geadas. Contastrando com as enchentes, nos próximos meses o fenômeno El Niño passa pelo Nordeste e o Norte do país, deixando um rastro de seca e aumento dos focos de incêndio nas regiões.

O fenômeno é um resultado do aquecimento anormal do Oceano Pacífico Equatorial, com as temperaturas chegando a marcar 0,5° C acima da média, ocasionado pela diminuição da intensidade ou inversão de direção dos ventos asílios no Pacífico.

O agrometeorologista Cleverson Freitas alertou para que as autoridades tomem medidas para prevenir grandes prejuízos, visto que ainda não se sabe a intensidade do El Niño. “A discordância está na intensidade do El Niño nos próximos meses. Diante disso, a incerteza nos modelos torna crucial o monitoramento contínuo do fenômeno e os possíveis impactos em diferentes regiões do Brasil”, alertou o especialista.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.