Fechar
GP1

Brasil

Wellington Dias anuncia ajuda para afetados por ciclone no Sul do Brasil

“O governo do presidente Lula desde o primeiro momento, já fez o acompanhamento", afirmou o ministro.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, senador licenciado Wellington Dias (PT-PI), anunciou a liberação de recursos e alimentos para as famílias afetadas pelo ciclone na região Sul do Brasil. O comunicado foi feito após reunião do ministro com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).

No próximo domingo, 10 de setembro, Wellington, Alckmin e mais um grupo de ministros, devem visitar as áreas afetadas pelo temporal no Rio Grande do Sul.

“O governo do presidente Lula, desde o primeiro momento, já fez o acompanhamento, emissão de alertas já no período anterior, o que ajudou os estados e os municípios, na orientação em relação ao ciclone nos da região Sul: Santa Catarina e Paraná. Hoje o presidente em exercício Geraldo Alckmin, a partir de diálogo com o presidente Lula, fez uma agenda com dez ministérios e medidas integradas”, explicou o ministro.

Wellington Dias adiantou que deve passar de oitenta o número de cidades da região em estado de calamidade. Para esse reconhecimento, conforme esclarecido por ele, será necessário que as prefeituras façam requerimentos para formalizar a situação calamitosa.

“Uma força-tarefa integrada que vai levar, inclusive, a partir de uma agenda de domingo, todo o apoio necessário a partir do Rio Grande do Sul mas também para os demais estados com a presença do presidente Geraldo Alckmin e de vários ministros. Da parte do MDS basta o requerimento das prefeituras, são 79 já reconhecidas, como calamidade. Mas, devemos chegar a 83 hoje. Com requerimento, a liberação do auxílio desabrigado para as despesas básicas, para quem não pode permanecer em casa, está no alojamento, numa área onde é atendido pelo município”, explicou o ministro do Desenvolvimento Social.

Entenda o caso

O total de mortes confirmadas em decorrência da passagem de um ciclone extratropical pela região Sul do Brasil chegou a 40 nesta quinta-feira (07). Os dados divulgados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul apontam que 41 pessoas morreram no estado até a manhã desta quinta. A 42ª morte foi registrada em Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil do RS, nove pessoas continuam desaparecidas, sendo todas no município de Muçum. A cidade também é a que mais registrou óbitos. Em segundo lugar, está o município de Roca Sales.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.