Fechar
GP1

Brasil

Número de mortos após ciclone no Sul do Brasil sobe para 40

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, nove pessoas continuam desaparecidas.

O total de mortes confirmadas em decorrência da passagem de um ciclone extratropical pela região Sul do Brasil chegou a 40 nesta quinta-feira (07). Os dados divulgados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul apontam que 39 pessoas morreram no estado até a manhã desta quinta. A 40ª morte foi registrada em Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil do RS, nove pessoas continuam desaparecidas, sendo todas no município de Muçum. A cidade também é a que mais registrou óbitos: foram 14. Em segundo lugar, está o município de Roca Sales, com nove mortes.

Foto: Reprodução / X - Eduardo LeiteEstragos causados no Rio Grande do Sul
Estragos causados no Rio Grande do Sul

Ao todo 79 cidades gaúchas foram afetadas. As forças de segurança gaúchas resgataram, até o momento, 2.275 pessoas, mas 2.504 permanecem desabrigadas, e outras 3.575 estão desalojadas.

Veja a lista de óbitos por cidade no Rio Grande do Sul:

Passo Fundo: 1

Mato Castelhano: 1

Ibiraiaras: 2

Lajeado: 3

Estrela: 2

Encantado: 1

Muçum: 14

Roca Sales: 9

Imigrante: 1

Santa Tereza: 1

Cruzeiro do Sul: 4

Calamidade pública no RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), decretou, nessa quarta-feira (06), estado de calamidade pública no estado, dois dias após o ciclone extratropical na Região Sul deixar rastros de estragos. O decreto tem validade de 180 dias, a partir da publicação, e ocorre em decorrência da catástrofe climática ocorrida entre os dias 3 e 6 de setembro.

Foto: Reprodução / X - Eduardo LeiteEstragos causados no Rio Grande do Sul
Estragos causados no Rio Grande do Sul

"Lamentamos cada vida perdida e estamos trabalhando para fazer todos os resgates possíveis nas regiões mais atingidas. Milhares de pessoas já foram salvas por nossas equipes", escreveu o governador Eduardo Leite (PSDB) no X, antigo Twitter. Ele acompanha os resgates na região, protagonizados por nove aeronaves.

Militares ajudam população no Vale do Taquari

O 6º Batalhão de Engenharia de Combate, de São Gabriel/RS, está ajudando a Defesa Civil do Estado no resgate de pessoas que ficaram ilhadas, devido às cheias, no Vale do Taquari.

Inmet alerta para mais chuva nesta quinta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram alerta para tempestades e inundações no estado nesta quinta-feira (7). Para o sul e no oeste do estado, o Inmet emitiu um alerta de perigo de tempestade válido até 23h59 desta quinta-feira. Nessa áreas, pode chover até 100 mm com risco de granizo e são esperadas rajadas de vento de até 100 km/h.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.