Fechar
GP1

Brasil

Arthur Lira diz a aliados que Moraes não avisou sobre operação na Câmara

Presidente foi informado apenas pela Polícia Legislativa sobre a ação da Polícia Federal na Casa.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou a seus aliados próximos que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não o alertou sobre a operação de busca e apreensão conduzida pela Polícia Federal (PF) no gabinete do líder da oposição na Casa, Carlos Jordy (PL-RJ), ocorrida nessa quinta-feira (18).

Lira teria sido informado apenas pela Polícia Legislativa sobre a ação da PF. Segundo apuração da revista Oeste, pela manhã, o presidente da Câmara também teria entrado em contato com o parlamentar. Além disso, Lira teria manifestado desconforto com a realização da busca e apreensão nas dependências da Casa.

A atitude do ministro, responsável por autorizar os mandados de busca contra Jordy, estaria em desacordo com a tradição do Judiciário de comunicar os presidentes do Legislativo sobre operações realizadas no Congresso.

Em situações anteriores, o ministro havia alertado os líderes do Legislativo antes de autorizar operações na Casa. Em junho de 2023, por exemplo, Moraes telefonou para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para informar sobre a operação de busca e apreensão contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Em fevereiro de 2021, o magistrado comunicou a Lira sobre a prisão em flagrante do então deputado federal Daniel Silveira, após Silveira publicar um vídeo com ofensas aos ministros da Suprema Corte.

Até o momento, Arthur Lira não se pronunciou publicamente sobre a busca e apreensão realizada pela PF no gabinete de Jordy. As assessorias de Lira e Moraes não responderam aos contatos da revista Oeste até a publicação desta reportagem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.