Fechar
GP1

Brasil

Lula critica a Vale e diz que empresa “não é dona do Brasil”

A declaração foi dada em entrevista para o programa "É Notícia", da RedeTV, nessa terça (27).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teceu críticas direcionadas a empresa mineradora Vale, nessa terça-feira (27), durante entrevista para o programa "É Notícia", da RedeTV. Lula afirmou que a Vale "não é dona do Brasil" e que, assim como todas as empresas brasileiras, deve estar alinhada com o pensamento de desenvolvimento do governo.

O petista criticou a empresa pelo suposto abandono de projetos estratégicos e pelo que chamou de monopólio da mineração. "A Vale não pode pensar que ela é dona do Brasil, não pode pensar que ela pode mais do que o Brasil. Então, o que nós queremos é o seguinte: empresas brasileiras precisam estar de acordo com aquilo que é o pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro. É isso que nós queremos", afirmou Lula.

Lula desconversou ao ser questionado a respeito da sucessão da Vale e a interferência dele para a indicação do ex-ministro da Fazenda ,Guido Mantega, para o comando da companhia. O presidente disse que não responderia sobre a escolha a ser feita pelo conselho de administração da empresa.

O nome de Mantega teve repercussão negativa no mercado por não atender aos critérios de governança da empresa. Privatizada há décadas, a Vale é uma empresa de capital aberto na bolsa de valores brasileira.

Críticas a danos ambientais e nova política mineral

Ainda durante a entrevista, Lula fez uma série de críticas à mineradora. "A Vale está tendo um problema no estado do Pará, está tendo um problema no estado de Minas Gerais. A Vale não pagou as desgraças que eles causaram em Brumadinho, não construiu as casas que prometeram. Criaram uma fundação para cuidar e agora a Vale agora fica fazendo a propaganda como se fosse a empresa que mais cuida desse país", refletiu o chefe do Palácio do Planalto.

O petista reclamou do que ele denominou de monopólio da empresa no setor e defendeu uma nova política mineral. "O dado concreto é que o potencial do Brasil tem que ser explorado e a Vale não pode ter o monopólio. A Vale tem que ser mais uma empresa. Ela é a maior e que trabalhe mais", disse Lula.

O presidente do Brasil ainda acrescentou: "o que nós queremos é mais responsabilidade. Inclusive, a quantidade de minas que está nas mãos da Vale que elas não exploram em mais de 30 anos e fica funcionando como se fosse dona [do Brasil], vendendo [ativos]. A Vale está ultimamente vendendo mais ativo do que produzindo minérios de ferro, eestá perdendo o jogo para muitas empresas australianas. O que nós queremos é ter uma nova política mineral", completou.

Ademais, ele criticou ainda a empresa pelo abandono de projetos estratégicos, a exemplo de sua atuação em Moçambique, pauta de interesse do governo, que teria empenhando esforços para abrir portas no país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.