Fechar
GP1

Brasil

Lei pode proibir compra de imóveis com dinheiro em espécie no Brasil

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões da Câmera dos Deputados.

Está em trâmite, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5272/23 que proíbe o uso de dinheiro em espécie em transações que envolvem cifras significativas, como compra e venda de imóveis, veículos de luxo, obras de arte e joias valiosas.

O autor do projeto, o deputado Helder Salomão, argumenta que a medida visa combater a lavagem de dinheiro, uma prática frequentemente associada à corrupção e à criminalidade financeira. Salomão destaca que os criminosos costumam preferir dinheiro vivo para adquirir bens de luxo, como forma de ocultar a origem ilegal dos recursos.

Foto: Divulgação/Renato Araújo - Câmara dos DeputadosDeputado do PT - Helder Salomão
Deputado Helder Salomão

"A compra de imóveis, joias, obras de arte e outros bens caros com dinheiro vivo é uma tática comum entre aqueles que se beneficiam indevidamente do dinheiro público, proporcionando-lhes uma vida de luxo às custas da sociedade", afirmou o parlamentar.

Pela proposta, pagamentos em dinheiro vivo para quitação de prestações também serão banidos. O Ministério Público e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ganharam poderes adicionais para monitorar e fiscalizar o cumprimento da lei, podendo solicitar informações a qualquer momento sobre as transações realizadas.

Tramitação

O projeto seguirá para análise nas comissões de Defesa do Consumidor, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, representará uma mudança significativa no cenário dos negócios de alto valor no país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.