A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recuou e decidiu suspender a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint. A medida foi tomada após a empresa apresentar um recurso junto ao órgão regulador. A questão seguirá os trâmites administrativos para que uma decisão final sobre a segurança do produto seja tomada.
Em comunicado oficial, a Anvisa explicou que a interdição visava reduzir os riscos associados à exposição ao produto. No entanto, a suspensão da medida foi determinada devido aos efeitos do recurso apresentado pela Colgate, e o processo seguirá os procedimentos administrativos estabelecidos pela agência.
A versão de 2024 do creme dental substituiu o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho, que possui maior capacidade antibacteriana. Até o dia 19 de março deste ano, a Anvisa recebeu oito notificações de eventos adversos, totalizando 13 casos relacionados ao uso de cremes dentais da marca.
Em resposta, a Colgate reafirmou que seus produtos passam por “testes rigorosos” e que são aprovados por “agências regulatórias ao redor do mundo”. A empresa também destacou que a nova fórmula é fruto de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento, com "testes extensivos com consumidores, incluindo no Brasil."
Nas redes sociais, diversos usuários relataram reações adversas após utilizarem o produto, como inchaço nos lábios, aftas, irritação e sensação de queimação.
Ver todos os comentários | 0 |