Fechar
GP1

Brasil

Fux propõe redução de pena da mulher que escreveu “perdeu, mané” na estátua da Justiça

Ministro do STF sugeriu uma pena mais branda para Débora Rodrigues dos Santos, por pichar estátua.

No julgamento de Débora Rodrigues dos Santos, acusada de pichar a estátua "A Justiça" durante a invasão aos Três Poderes em janeiro, o ministro Luiz Fux votou a favor da redução de sua pena. Débora havia sido inicialmente condenada a 14 anos de prisão, mas o ministro sugeriu uma pena muito mais branda.

O julgamento, que havia sido suspenso no mês passado por um pedido de vista de Fux, ganhou nova perspectiva com seu voto. O ministro propôs que a pena da cabeleireira fosse reduzida para 1 ano e 6 meses de reclusão, além de 10 dias-multa, considerando a natureza do crime e outros fatores relacionados ao caso.

Foto: Rosinei Coutinho/STFMinistro Luiz Fux
Ministro Luiz Fux

Já o ministro Alexandre de Moraes, em seu voto, manteve a pena mais severa, sugerindo que 12 anos e 6 meses fossem cumpridos em regime fechado, com o restante da pena, 1 ano e 6 meses, sendo cumprido em regime aberto.

O ministro Flávio Dino acompanhou Moraes nessa proposta. A condenação dos dois ministros da Primeira Turma levou em consideração os seguintes pontos: Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: 4 anos e 6 meses; Golpe de Estado: 5 anos; Associação criminosa armada: 1 ano e 6 meses; Dano qualificado: 1 ano e 6 meses; Deterioração de patrimônio tombado: 1 ano e 6 meses.

Em seu voto, Fux se concentrou apenas no item referente à deterioração do patrimônio tombado, estabelecendo a condenação de Débora, além de exigir o pagamento dos custos de restauração da estátua danificada.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->