O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo Lima (Podemos-SP), e dois vereadores foram afastados de seus cargos nesta quinta-feira (14) durante a Operação Estafeta, deflagrada pela Polícia Federal. A ação apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na prefeitura da cidade.
De acordo com fontes próximas à investigação, Marcelo Lima deverá usar tornozeleira eletrônica e está proibido de se aproximar da sede administrativa municipal. A Polícia Federal informou que estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, 20 de busca e apreensão, além de afastamento dos sigilos bancário e fiscal, nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Diadema e na capital.
Segundo a PF, as investigações começaram em julho de 2025, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie — entre reais e dólares norte-americanos — na casa do auxiliar legislativo Paulo Iran Paulino Costa, apontado como operador financeiro do grupo. Ele também é alvo de prisão.
Na residência de Paulo Iran, teriam sido encontrados comprovantes de pagamento de contas do prefeito e da primeira-dama de São Bernardo do Campo. Paulo Iran ocupa cargo de assessor no gabinete do deputado estadual Rodrigo Moraes (PL-SP) desde 2022. A reportagem procurou o parlamentar e aguarda retorno.
A investigação aponta ainda indícios de corrupção e pagamento de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.
Rauena Pinheiro
Ver todos os comentários | 0 |