Fechar
GP1

Ceará

Cuscuz pode se tornar patrimônio gastronômico imaterial do Ceará

Projeto da deputada Jô Farias (PT) também propõe que a data de 19 de março se torne o Dia do Cuscuz.

O cuscuz de milho, alimento tradicional sobretudo no Nordeste do país, pode se tornar patrimônio gastronômico, cultural e imaterial do estado do Ceará. A proposta de reconhecimento é da deputada estadual Jô Farias (PT).

No Projeto de Lei, a parlamentar também propõe que a data de 19 de março se torne o Dia Estadual do Cuscuz. Como justificativa, a parlamentar argumenta que o prato é “símbolo de identidade, resistência e criatividade culinária do povo nordestino”.

Foto: Reprodução/InstagramCuscuz
Cuscuz

“Ao reconhecer o cuscuz como patrimônio imaterial, o Estado do Ceará se junta a um movimento de valorização da cultura alimentar regional, fortalecendo os laços com a ancestralidade e com os modos de fazer tradicionais, muitas vezes transmitidos de geração em geração. Além disso, essa valorização contribui para estimular o turismo gastronômico, apoiar pequenos produtores de milho e valorizar a agricultura familiar”, consta na justificativa.

A proposta foi protocolada no dia 26 de junho e ainda deve ser analisado nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->