Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Pesquisa confirma: mulheres cultas bebem mais álcool

Um dos motivos é o estilo de vida agitado que mulheres com maior nível de escolaridade levam.

De acordo com uma nova pesquisa da London School of Economics, realizada na Grã-Betanha, universitárias consomem mais bebidas alcoólicas do que mulheres com menor grau de instrução.

O estudo revela ainda que mulheres cultas são mais propensas a admitirem problemas com abuso de álcool.
Imagem: DivulgaçãoPesquisa confirma: mulheres cultas bebem mais álcool(Imagem:Divulgação)Pesquisa confirma: mulheres cultas bebem mais álcool

Com os homens a relação entre grau de escolaridade e o consumo de bebidas é existente, mas bem menos influente do que o público feminino.

A pesquisa foi feita com milhares de pessoas, nascidos em uma mesma semana de 1970, na Grã-Bretanha, de ambos os sexos.

Concluiu-se que quanto mais culta é a mulher, maiores são as chances de beber semanalmente. O estudo foi feito antes dos voluntários chegarem à vida adulta, quando ainda estavam na fase escolar.

Os estudos concluíram também que quanto maior for o grau de instrução escolar da mulher, maior tendência de assumir problemas de alcoolismo.
Imagem: DivulgaçãoUm dos motivos é o estilo de vida agitado que mulheres com maior nível de escolaridade levam.(Imagem:Divulgação)Um dos motivos é o estilo de vida agitado que mulheres com maior nível de escolaridade levam.

Na pesquisa, as adolescentes que tiraram notas mais altas na escola mostraram ter até 2,1 chances de beber no dia a dia do que alunas com menor desempenho escolar.

Explicação

Maria Huerta e Francesca Borgonovi, responsáveis pela pesquisa, disseram haver inúmeras explicações entre os estudos e a bebida. Segundo as pesquisadoras, as mulheres com maior grau de escolaridade tentem a ter filhos mais tarde e a responsabilidade de cuidar dos filhos é adiada.

Essas mulheres tem uma vida social agitada e tendem a conviver com homens em seu local de trabalho, que já tem o happy hour como parte da rotina.

Geralmente essas mulheres cresceram em um ambiente familiar de classe média e ao longo da infância, viam os pais bebendo.

Mulheres com qualificações profissionais têm 71% mais de chance de beber no meio da semana do que pessoas do sexo feminino que não teve acesso ao ensino superior ou a uma carreira acadêmica.

O estilo de vida é um dos fatores que expõe as mulheres cultas ao consumo de álcool. O estudo foi publicado na revista Social Science and Medicine.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.